Após tantos anos, finalmente a Nvidia arrumou um nome para substituir sua linha GTX, juntamente saltando das placas de vídeo série-10 para as série-20. As placas de vídeo RTX fazem referência a Ray Tracing em tempo real, um processo computacional pesado que simula os raios de luz em superfícies reflexivas em uma cena. A tecnologia foi por anos um pé no calo para fabricantes de placa de vídeos, mas ao que parece a Nvidia foi a primeira a conseguir se ajustar a tecnologia.
A Nvidia está prometendo uma melhora significativa da tecnologia Ray Tracing nas suas novas placas de vídeo, Nvidia RTX 2070, RTX 2080 e RTX 2080Ti, até 6x mais rápidas que a geração anterior, graças aos núcleos RT dedicados. A Nvidia trabalhou junto a Microsoft para facilitar o uso da tecnologia nos jogos, desenvolvendo assim a API DirectX Ray Tracing (DXR), além disso algumas desenvolvedoras já estão adicionando o suporte a Ray Tracing em tempo real em suas engines, como é o caso da Epic e sua Unreal Engine 4. No evento, a Nvidia mostrou alguns jogos com suporte a tecnologia, dentre ele: Battlefield V, Metro Exodus e Shadow of the Tomb Raider, que você pode conferir logo abaixo, além de vários outros jogos.
As novas GPUs da Nvidia vão além de aprimorar a tecnologia de Ray Tracing e oferece um ganho de performance considerável se comparada a geração anterior, isso graças a adição de vários núcleos CUDA e a memória GDDR6, que é melhor que as GDDR5X utilizadas na GTX 1080 e GTX 1080 Ti
Abaixo você pode conferir a comparação entre as gerações:
| RTX 2080 Ti | RTX 2080 | RTX 2070 | GTX 1080 Ti | GTX 1080 | |
|---|---|---|---|---|---|
| CUDA cores | 4352 | 2944 | 2304 | 3584 | 2560 |
| Giga Rays /s | 10 | 8 | 6 | 1.21 | 1? |
| RTX-OPS | 78T | 60T | 45T | 12T? | 8T? |
| VRAM | 11GB GDDR6 | 8GB GDDR6 | 8GB GDDR6 | 11GB GDDR5X | 8GB GDDR5X |
| Barramento de Memória | 352-bit | 256-bit | 256-bit | 352-bit | 256-bit |
| Largura de banda de Mem. | 616GB/s | 448GB/s | 448GB/s | 484GB/s | 352GB/s |
| Clock Base | 1350MHz | 1515MHz | 1410MHz | 1480MHz | 1607MHz |
| Boost Clock | 1545MHz | 1710MHz | 1620MHz | 1582MHz | 1733MHz |
| TDP | 250W | 215W | 175W | 250W | 180W |
Claro que nem tudo é feito apenas de especificações, e na apresentação do Nvidia Turing, que você pode conferir um pouco clicando aqui, ela nos trouxe vários outros detalhes que também serão inclusos nas placas RTX, como por exemplo a porta VirtualLink USB Tipo-C, utilizada para permitir que periféricos VR utilizem apenas um único cabo, invés de cabos USB e HDMI como são utilizados atualmente, além disso as novas placas são capazes de trazer resolução máxima de 7680 x 4320 (8K UHD) em 60Hz, apesar de necessitar duas DisplayPort 1.4 para ser usado. Outras tecnologias já utilizadas pela Nvidia, como Ansel, G-Sync HDR e NVLink continuam disponíveis nessas placas
Com relação aos coolers, a Nvidia está utilizando dois coolers em seus modelos de referência, porém é esperado que apareçam placas customizadas com três coolers para a RTX 2080 e a RTX 2080 Ti. A maioria das RTX 2080 requerem um cabo de 6 pinos para alimentação de energia da placa, enquanto a RTX 2080 Ti requer dois cabo com 8 pinos de alimentação de energia, em ambos os casos uma fonte de pelo menos 650W reais é necessária. A RTX 2070 é um pouco mais modesta com relação a energia, pois requer apenas um cabo com 8 pinos de alimentação de energia e uma fonte de 550W reais. Por fim, a Nvidia promete que as placas são silenciosas.
A RTX 2080 e 2080 Ti serão lançadas em 20 de Setembro de 2018, e custarão $799 e $1199 respectivamente, enquanto a RTX 2070 não tem data de lançamento confirmada e custará $599
A RTX 2080 e 2080 Ti serão lançadas em 20 de Setembro de 2018, e custarão $799 e $1199 respectivamente, enquanto a RTX 2070 não tem data de lançamento confirmada e custará $599
Fonte: Eurogamer
Nvidia revela linhas RTX 2070, RTX 2080 e RTX 2080 Ti na Gamescom 2018
Reviewed by Ítalo Tabosa
on
20 agosto
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