O São João de Caruaru é uma das festas mais tradicionais de todo o Brasil, rico em cultura e diversidade, a festa junina reúne milhões de pessoas de diversos locais do país durante todo o mês de junho, em diversos polos espalhados pela cidade. Todos os anos seu visual é totalmente reformulado e repaginado, dando sempre uma cara nova ao festival e é sobre isso que iremos falar hoje. Mas antes de começar a falar do ano de 2018, é bom relembrar um pouco da história do ano de 2017 e o por que de estarmos escrevendo esse post.
Ano polêmico
Em 2017 se iniciava uma parceria entre a Prefeitura de Caruaru e o renomado estilista mineiro Ronaldo Fraga para que fosse criada a identidade visual do São João daquele ano. Houveram muitas controvérsias e críticas naquele ano, tanto sobre a decoração do São João, sobre a marca em si, suas cores e suas aplicações e também quanto a confusão na identificação de alguns elementos visuais. No lançamento da identidade visual também existiram críticas ao valor de R$75 mil pago ao estilista, que não parecia atingir as expectativas pela quantia que foi paga.
Ano passado tivemos uma marca que dificultava a visualização em muitos tipos de superfície que a prefeitura insistia em utilizar, como o azul ou amarelo da tipografia sendo aplicados em superfícies azuis ou amarelas, fazendo com que a leitura se tornasse extremamente difícil para algumas pessoas. Tivemos elementos visuais igualmente difíceis de identificar, dependendo da superfície e tamanho.
Lembrando que isso não é uma crítica ao estilista, que com certeza tem suas honras e méritos. Mas sim de como o visual do São João foi tratado com um certo descuido naquele ano e para falar o quanto existiam coisas para serem consertadas.
Mas e agora? Um ano depois algumas coisas permaneceram e outras coisas mudaram, mas será que para melhor?
Lembrando que isso não é uma crítica ao estilista, que com certeza tem suas honras e méritos. Mas sim de como o visual do São João foi tratado com um certo descuido naquele ano e para falar o quanto existiam coisas para serem consertadas.
Mas e agora? Um ano depois algumas coisas permaneceram e outras coisas mudaram, mas será que para melhor?
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| Entrada da Estação Ferroviária 2018 |
A começar com a marca, eles mantiveram e melhoraram vários aspectos dela, como a tipografia e suas cores, a logomarca teve algumas alterações, como o balão, e tudo isso fez com que ela se encaixarem melhor em várias superfícies e tivesse uma melhor visualização. Ano passado eles não tiveram o cuidado necessário sobre onde estavam aplicando a marca, e esse ano notei uma melhora significativamente grande nesse cuidado. A cor do 2018 se adapta em várias situações, em outras situações a marca é colocada em um fundo branco, fazendo com que todo seu design seja preservado.
Outro ponto positivo é quanto aos elementos que compõe a identidade visual. No ano passado nós tínhamos dançarinos visto do ângulo zenital (visto de cima para baixo), que quando estavam grandes, era possível identificar do que se tratava, apesar de uma certa demora, mas tudo piorava quando eram aplicados em tamanho menor, pareciam qualquer coisa, menos dançarinos.
Esse ano tivemos referências ao explodir dos fogos de artifícios e também dançarinos, mas dessa vez vistos de frente e de forma bem caricata, que particularmente achei bem bonito e de mais fácil identificação e aplicação do que os elementos do ano anterior e também a tipografia utilizada em diversos locais remete a de um cordel, obra literária popular no Nordeste brasileiro. Por fim, o letreiro na entrada da Estação Ferroviária está bem bonito e chamativo, especialmente a noite, quando suas luzes acendem.
Esse ano tivemos várias obras na Estação Ferroviária. Os restaurantes foram retirados de lá, fazendo com que uma área enorme fosse liberada. A medida foi determinação da justiça, já que ali na estação não poderia ser ponto comercial fixo. Chegou o São João, e como a área ficou?
Para a minha surpresa, a decoração do local esse ano é uma das mais bonitas que já presenciei. Novas casas foram construídas para a cidade cenográfica, bandeiras cobriam várias partes da Estação, havia espaço para culinária, artesanato e artistas populares, tudo bastante iluminado e colorido. O Polo do Repente ganhou cara nova, ficou mais bonito, e a área onde antes eram os restaurantes foi muito bem aproveitada, com grandes estruturas e espaços com muito forró. O Pátio do Forró também está um espetáculo, os telões parecem ter qualidade superior, além do palco estar muito bonito as telas que se encontram no palco e em volta dele complementa todo o visual que vemos ali.
Para a minha surpresa, a decoração do local esse ano é uma das mais bonitas que já presenciei. Novas casas foram construídas para a cidade cenográfica, bandeiras cobriam várias partes da Estação, havia espaço para culinária, artesanato e artistas populares, tudo bastante iluminado e colorido. O Polo do Repente ganhou cara nova, ficou mais bonito, e a área onde antes eram os restaurantes foi muito bem aproveitada, com grandes estruturas e espaços com muito forró. O Pátio do Forró também está um espetáculo, os telões parecem ter qualidade superior, além do palco estar muito bonito as telas que se encontram no palco e em volta dele complementa todo o visual que vemos ali.
Não gostei muito da mistura das cores das bandeiras temáticas das cores do Brasil / Copa do Mundo, com outras cores. Acredito que deveria manter um padrão, ou não colocar o tema em uma parte e misturar em outras.
Em apenas um local, no Polo do Repente, eu identifiquei que as cores da marca estão um pouco escuras e aplicados numa superfície azul, também escura, além do nome 2018 também estar em azul, mas isso aconteceu apenas na parte da frente, na lateral eles consertaram isso.
Em apenas um local, no Polo do Repente, eu identifiquei que as cores da marca estão um pouco escuras e aplicados numa superfície azul, também escura, além do nome 2018 também estar em azul, mas isso aconteceu apenas na parte da frente, na lateral eles consertaram isso.
Ainda não visitei outros polos da cidade, como o Alto do Moura. Porém acredito que eles também estejam bastante bonitos. Estou ansioso também para ver como o Palco Alternativo ficará, pois ano passado ele estava bem bonito, espero que esse ano também fique.
De primeira, confesso que fiquei um pouco
desconfortável em saber que Ronaldo Fraga faria mais uma vez a
identidade visual do São João, mas no final das contas me surpreendi muito positivamente, pois acredito que a Prefeitura de Caruaru e o próprio Ronaldo Fraga tenham aprendido com os erros do ano passado e esse ano entregaram algo que Caruaru merecia receber. Muitas cores, muita luz, muita referência.
Convido a todos a participarem dessa grande festa que é o São João de Caruaru. Já participou da festa algum ano? Deixa nos comentários o que você achou!
Identidade Visual do São João de Caruaru 2018
Reviewed by Ítalo Tabosa
on
04 junho
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